segunda-feira, 20 de julho de 2009

Pergunte ao Doutor, com Dr. Fabio Costa!


O Tendão de Aquiles


Segundo a mitologia grega, Aquiles tinha um único ponto vulnerável em seu corpo. Um ponto fraco que foi herdado pela humanidade ao “batizar”o tendão calcâneo de tendão de Aquiles

O tendão é um tecido fibroso, composto primariamente por colágeno, que conecta o músculo ao osso, sendo responsável pela transferência de força entre os dois gerando o movimento da articulação.

O tendão de Aquiles é o mais resistente do corpo humano, e o mais suscetível a lesões, por pertencer a um grupo músculo-tendineo que cruza duas articulações: o joelho e o tornozelo.


É importante diferenciarmos 4 lesões diferentes, que na verdade, podem ser vistas como 4 estágios evolutivos da mesma patologia.

A tendinite (estágio inicial) é um processo inflamatório que leva a dor na face posterior do tornozelo.

Essa inflamação, cronicamente, leva ao enfraquecimento do tendão, tornando-o sucetível a lesões parciais.

Lesões parciais cicatrizam. Essa cicatrização forma um tecido que não apresenta as mesmas características mecânicas do tendão íntegro.

A alteração desse tecido cicatricial gera a tendinose, que pode ser traduzida como uma tendinite crônica, que em certas condições pode provocar uma lesão completa do tendão.


As causas mais comuns da tendinite aquileana são:


• aumento abrupto da quilometragem ou velocidade nos treinos;
• quantidade excessiva de subidas no treino;
• retorno muito rápido aos treinos após um período de repouso;
• trauma, secundário a contração vigorosa e repentina da musculatura da panturrilha (p.ex. no sprint);
• over trainning;
• alterações anatômicas do pé.

Inicialmente, o principal sintoma da tendinite é a dor, bem localizada, na face posterior do tornozelo. Nos estágios iniciais, a dor aparece ao final do treino ou durante subidas mais íngremes.

Após certo período, a dor começa a incomodar cada vez mais cedo no treino, evoluindo para episódios de dor, mesmo em repouso. Uma queixa comum é a dor ao subir escadas.

Um déficit de força para realizar a flexão plantar do tornozelo é outro sintoma comum.

O principal sinal físico é um edema (inchaço), localizado sobre o tendão. Nodulações podem aparecer no trajeto tendíneo.

Alguns diagnósticos diferenciais devem ser pesquisados na hipótese de tendinite calcânea:

• a síndrome do impacto posterior, secundária a presença de um osso acessório (os trigonum);
• a bursite calcânea, que é a inflamação da bursa entre o tendão e o calcâneo;
• a moléstia de Haglund, caracterizada pela presença de um “esporão” posterior;
• mal alinhamento do retro pé, levando a uma marcha com pronação ou supinação excessivas.

O tratamento depende do estágio evolutivo da lesão, sendo a ressonância nuclear magnética o exame mais sensível para essa avaliação.

Nos estágios iniciais e na maioria das rupturas parciais, o tratamento consiste em repouso, que pode ser o afastamento absoluto de qualquer atividade física, ou apenas uma redução na intensidade do treino. Em casos mais extremos, um período de imobilização (com gesso ou brace) é benéfica.

Os antiinflamatórios não-hormonais são importantes na fase aguda, principalmente aqueles com inibição seletiva da COX2, por apresentarem maior segurança contra efeitos adversos, são a medicação de escolha.

É importante salientar o risco das infiltrações com corticoesteróides, que quando bem indicadas, apresentam bons resultados. Uma infiltração realizada inadvertidamente no tecido tendíneo pode provocar sua ruptura.

O uso de orteses, principalmente para o calcanhar, diminuem a tensão no tendão e quando necessário, corrigem o mau alinhamento do retro pé.

Fisioterapia, incluindo, além dos meios físicos (crioterapia, USOM, tensis) fortalecimento e alongamento da musculatura da panturrilha (gastrocnêmio
e sóleo).

Para finalizar expomos 6 medidas que devem diminuir a incidência da tendinite calcânea nos seus treinos:

1

Escolha seus tênis com cuidado, dando especial atenção a absorção de impacto no calcâneo.

2

Alongamento e aquecimento são imprescindíveis antes do treino. É melhor perder cinco minutos aquecendo do que meses de reabilitação.

3

Aumentos da distância e velocidade devem ser graduais. Não exceda 10% por semana.

4

Evite sprints e excesso de subidas, a menos que sejam essenciais para seu treino.

5

Faça um programa de fortalecimento para panturrilha e face anterior da perna.

6

Conheça e respeite seus limites.


Dr. Fabio Costa CRM 15998 TEOT 8421
Médico Ortopedista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)

Pós Graduado pela USP (Mestrando) em Medicina Desportiva e Cirurgia do Joelho

Titular da Sociedad. Latinoamericana de Artroscopia, Rodilla e Desporto (SLARD)

Titular da Sociedade Brasileira de Traumatologia Desportiva (SBTD)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia (SBA)
Coordenador Médico Cirúrgico do Esporte Clube Bahia

Diretor da Cuidar Atendimentos de Urgência
Chefe do Grupo de Joelho do INSBOT
E-mail fabiocosta123@uol.com.br
Site www.insbot.com.br

8 comentários:

Anônimo disse...

ola doutor!! meu nome é marry gostaria de tirar uma duvida. consultei um ortopedista por estar sentindo dores no quadril, fiz os exames e constatou que tenho osteoartrose e ele me disse que terei que colocar uma protese tenho 29 anos. colocando essa protese nao poderei ter filhos? ele me disse que a platina faz mal ao feto no periodo de gestação gostaria de saber pois quero ter filhos.um grande abraço

MARLENE disse...

MARLENE DE MOGI GUAÇU SP
OLÁ DOUTOR!!
FIZ UMA ELETRONEUROMIOGRAFIA EM 2007 NOS MEMBROS SUPERIORES QUE DEU RADICULOPATIA CRONICA EM C8 E T1..EM 2009 FIZ UM US DO PUNHO QUE DEU TENOSSINOVITE!E EM UM RAIO X DA COLUNA CERVICAL DEU REDUÇÃO DO ESPAÇO DISCAL ENTRE C5-C61NO ENTANTO DIA 31 DE MAIO FIZ OUTRA ELENEUROMIOGRAFIA QUE DEU EXAME NORMAL!!COMO PODE SER ISSO,SE SINTO QUE A CADA DIA QUE PASSA,MAIS AUMENTA AS DORES,DORMENCIAS E FRAQUEZA NAS MINHAS MÃOS E PUNHOS?PASSEI PELA PERICIA DO INSS,QUE ME NEGOU O BENEFICIO DIZENDO QUE NÃO TENHO NADA!ESTOU EM CASA,POR CONTA PRÓPRIA,SEM GANHAR,POIS SOU MERENDEIRA EM UMA ESCOLA,E NÃO AGUENTO LIDAR COM O PESO DAS ENORMES PANELAS!!!JA FIZ FISIOTERAPIAS E AS VEZES ,QUANDO A DOR É MUITO INTENSA,USO TALA GESSADA!!!ESTOU SEM SABER O QUE FAZER!DORMIR É IMPOSSIVEL POIS A NOITE A DOR É MAIOR!!TOMO ARDÓXIA,CODEX,CICLOBENZAPINA,E OUTROS MEDICAMENTOS PARA MINIMIZAR O PROBLEMA!!!NÃO SEI O QUE VAI SER DE MIM!!UM ABRAÇO E OBRIGADA!!

Adson Gomes dos Santos disse...

Dr. tenho gota e meu joelho está inchando desde segunda feira 31/05/2010, já fiz tres punções no joelho e foi retirado nas duas primeiras, 175ml de liquido amarelo, proveninete da gota, 2º o profissional, nas 3ª vez uma doutora, me furou duas vezes e não saiu nada, agora esta muito mais inchado e doendo, no final ela fez uma infiltração de diprospan, mas noa resolveu nada, estou com muita dor no joelho, tenho plano Medial Exclusivo, vc atende lá no insbot?? Estou tomando celebra e bi profenid

Unknown disse...

Doutor,sou servidor público tenho 42anos,sofrir um acidente quando me dirigia para o ponto de ônibus.Eu cair no paralelepípedo e quebrei o braço(úmero).Fiz a cirúgia e coloquei uma platina á 5 anos atrás.Só quando acordo o braço parece que tomou choque,como estivesse formigando o devo fazer.Agradeço.Obs.Meu filho joga no galícia lateral direito infantil,gostaria de ve-lo no nossa tricolor de aço.Obrigado doutor

Anônimo disse...

minha irma fez uma cirrugia de tendao(alogamento)e ja vai fazer 02 meses e sente muita dor é normal doe tanto ate este periodo e ainda nao cicatrizou bem.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bom dia Dr.

Gostaria de saber se pés planos vagos são considerados uma deficiência e se enquadram n CID 10 q666. Grato.

Ana E Rosa Artesanatos disse...

Ola dr. fiz uma cirurgia do calcaneo hanglund, em abril e fiz 20 sessões de fisiterapia,mas a uns 2 meses venho sentindo uma dor insuportavel no calcanhar onde foi colocadas 2 mini ancoras, isso é normal, optei pela cirurgia para não ter de usar palmilhas o medico me garantiu que não sentiria mais dores, e hoje não consigo nem calçar um tenis, sapato ou sandalias, o mesmo disse que não tem nada a ver com a cirurgia feita que tem um outro esporão embaixo e que ja estava lá mesmo antes da cirurgia e que não tem como operar tem de usar palmlhas que eu faço procuro outro medico. A dor do pé esta pior do que estava antes da operação, questionei pq ele operou e a resposta não foi boa

Postar um comentário

A Voz do Campeão